No contexto de e-mails, SPF significa “Sender Policy Framework”, que é um protocolo de autenticação de e-mail usado para ajudar a prevenir a falsificação de remetentes em mensagens de e-mail. O SPF permite que os administradores de domínios especifiquem quais servidores de e-mail estão autorizados a enviar e-mails em nome de seu domínio. Isso ajuda a combater o problema de spoofing de e-mail, onde remetentes mal-intencionados tentam fazer parecer que estão enviando e-mails de um domínio legítimo, quando na verdade não estão.
A ideia por trás do SPF é melhorar a segurança e a autenticidade dos e-mails, garantindo que apenas servidores de e-mail autorizados possam enviar mensagens em nome de um domínio específico. Quando um servidor de e-mail de destino recebe um e-mail de um domínio que possui registros SPF configurados, ele pode verificar se o servidor de envio está na lista de servidores autorizados no SPF. Se o servidor de envio não estiver na lista autorizada, a mensagem pode ser tratada como suspeita e até rejeitada.
1- Acesse seu painel de hospedagem DirectAdmin e procure por Funções de conta e depois clique em Gerenciamento de DNS.
2- Clique agora em Adicionar Registro caso não tenha SPF caso já tenha apenas clique no seu SPF em editar assim você pode verificar e corrigir. Como nos estamos mostrando como adicionar clique em adicionar registro.
3- Apos ter clicado em Adicionar Registro clique no campo a frente de Tipo de registro e selecione a opção TXT como demonstrado na imagem.
4- Em seguida em Tipo de registro TXT clique no campo a frente e selecione SPF.
5- Nos campos que tem as opções abaixo na imagem apenas selecione o primeiro campo marcando a caixinha.
6- Em Endereços de IP adicione apenas o seu IP em IPV4 ou clique no botão de + como demonstrado na imagem para adicionar IPV6. Lembrando que para saber seu IP basta efetuar o ping do seu domínio no terminal do Linux ou CMD do Windows e outros terminais de outros SO.
7- Apos ter clicado no botão + deve aparecer a mesma opção IPV4 então clique em cima da setinha a frente do nome IPV4 e selecione o IPV6 assim podendo adicionar o seu IPV6.
8- Na opção Server Hostname adicione seu nome de servidor, você deve encontrar ele ja em outras configurações do DNS no gerenciamento DNS ou pode apenas dar ping e ver o nome do seu servidor. Caso não consiga de nenhuma das formas solicite via suporte abrindo um chamado ou ticket.
9- Em Mode selecione clicando no campo a frente a opção SoftFail.
10- Agora abaixo veja uma demonstração de como ficaram essas opções citadas do 6 ao 9, terminou agora basta clicar em Adicionar.
Em resumo, o SPF é uma medida de segurança que ajuda a combater o spoofing de e-mail e a proteger a autenticidade das mensagens de e-mail, tornando mais difícil para remetentes mal-intencionados falsificarem o remetente de um e-mail. Para reforçar sua segurança de e-mail já ative seu DKIM.
Hedy mascote da Cloudx!