Criando aplicação PaaS na Cloudx

Criar uma aplicação, seja ela WEB (front-end), API (back-end) ou seu Banco de Dados, é muito simples, veja abaixo os passos de como fazer essa aplicação.

Dentro da sua central do cliente da cloudx você vai encontrar um botão chamado “Gerenciar” clique nele pra gerenciar escolhe o tipo de serviço em nuvem.

irá aparecer Vps e Deploy selecione “DEPLOY“.

Após isso, irá listar todos os planos de serviços Paas contratados, selecione em qual deseja criar sua aplicação e clique em “Gerenciar projetos” do plano desejado.

Com plano já selecionado você irá escolher que tipo de aplicação deseja criar:

  • Web (Front-end) : Aplicações em Vue.js. Angular ou React
  • API (Bank-end): Aplicações em Laravel ou Node
  • Banco de dados:  Aplicações DB Mysql, Postgresql ou MongoDB

Conforme a imagem abaixo, você pode gerenciar suas aplicações já criadas ou adcionar uma nova.

Nosso caso, vamos criar uma nova, em outro momento iremos abordar sobre gerenciar. Então pode clicar em “adcionar nova aplicação web” para adicionar um app front-end

  • Criando aplicação web (front-end)

Na tela de criação, você deverá inserir o nome da aplicação. Vale ressaltar que esse nome será utilizado no domínio gratuito, portanto, escolha um nome que identifique claramente sua aplicação.

Em seguida, selecione uma das tecnologias disponíveis. Até o momento deste tutorial, as opções são: Vue, React e Angular.

O próximo passo é escolher se deseja utilizar um domínio gratuito gerado pelo sistema para acessar sua aplicação ou se prefere apontar um domínio próprio já existente (neste caso, informe o domínio no campo abaixo).

segue a imagem como exemplo:

  • Agora vamos integrar seu GitHub para realizar o deploy da aplicação.
    Clique em “Conectar meu repositório”. Uma nova janela será aberta, onde você deverá fazer login na sua conta do GitHub para autorizar o acesso ao seu projeto.
    Após o login, clique em “Autorizar”, conforme ilustrado na imagem abaixo.

Após autorizar, selecione o repositório que será utilizado para o deploy.
Em seguida, clique em “Iniciar deploy” e aguarde o processo.
Você poderá acompanhar os logs em tempo real através do terminal de saída.

Após o início do processo você será direcionado para a tela de gestão da sua aplicação.

  • Criando aplicações back-end (API) 

Até aqui, vimos o processo de criação para aplicações Web (front-end). Agora, veremos como realizar esse processo para o back-end (API) e o banco de dados. A estrutura não muda muito, apenas alguns passos e pré-configurações são diferentes. Vamos começar pelo back-end

Criar uma aplicação back-end (API) não tem muito segredo. O processo é praticamente o mesmo da aplicação front-end: defina o nome, escolha a tecnologia, configure o domínio, conecte ao seu GitHub e pronto — é só iniciar o deploy, segue a imagem de exemplo:

  • Criando aplicação de Banco de Dados

No banco de dados, o processo é ainda mais simples: ele cria para você um banco com o nome que você escolher e do tipo que preferir, como MySQL, PostgreSQL ou MongoDB (até o momento deste tutorial). Depois, ele gera o banco junto com suas credenciais, que ficarão disponíveis na tela de gestão.

  • Tela de gestão

Gerenciar sua aplicação — reiniciar, pausar, remover ou enviar comandos via terminal — é muito simples. Veja abaixo o fluxo para realizar essas ações.

1- Acesse suas aplicações web, api ou banco de dados, ao listar você irá gerar um botão gerenciar.

2- Na tela de gestão das aplicações Web e Back-end, você encontrará o terminal e os botões de ação, como iniciar, parar, remover ou reiniciar sua aplicação.

3-Na tela de gestão das aplicações de banco de dados, o layout é um pouco diferente. Além das ações comuns, como iniciar, parar ou remover, você também tem acesso às credenciais de conexão.

  • Pontos importantes a serem ressaltados.

  1. Ao acessar a tela de gestão, isso não significa que sua aplicação já está no ar. Dependendo do tamanho do projeto, ela pode levar alguns instantes para iniciar. Acompanhe os logs para verificar o progresso.
    Se desejar apontar um domínio, recomendamos utilizar o Cloudflare e configurá-lo para apontar para nosso IP principal: 143.208.9.235.
    Além disso, no painel do seu registrador de domínio, configure os DNS para:

    • ns1.cloudx.work

    • ns2.cloudx.work

  Conclusão

Você aprendeu como criar e configurar suas aplicações em uma plataforma PaaS. Se precisar de suporte adicional, entre em contato com o nosso time de suporte pelo e-mail: contato@cloudx.com.br. Oferecemos atendimento 24 horas.

Deixe um comentário